sábado, 9 de maio de 2015

Governador Camilo Santana visita postos de saúde no dia “D” de vacinação contra a gripe e o sarampo



Camilo Santana
O governador Camilo Santana visitará postos de saúde no lançamento do dia “D” de vacinação contra influenza (gripe) e sarampo, neste sábado (9), em postos de Fortaleza e Região Metropolitana. Ao lado do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o governador estará às 8h30 no posto de saúde Matos Dourado, na Regional VI, localizado na rua Floriano Benevides, 391- Edson Queiroz. Em seguida, às 9h30, eles irão para o posto de saúde Irmã Hercília, na Regional II, localizado na rua Frei Vidal, 1821 – São João do Tauape. Na sequência, 11 horas, o governador segue para o posto Dona Cotinha, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, localizado na rua Coronel Correia.
No Dia “D” de mobilização, a Secretaria da Saúde do Estado manterá um posto de vacinação, neste sábado (9), das 8 às 17 horas. Em todo o Ceará serão mobilizados 28.180 profissionais e 1.800 veículos terrestres para a vacinação em 2.394 postos fixos, 1.200 postos volantes, unidades de saúde com salas de vacina, instituições de idosos, hospitais e domicílios. O dia “D” de vacinação contará com todos os postos de saúde de Fortaleza para aplicação das vacinas no horário de 8h às 17h, além de pontos de vacinação volantes.
Influenza – quem deve se vacinar
A meta da 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no Estado é imunizar no mínimo 80% da população de 2.001.362 habitantes dos grupos prioritários a serem vacinados, que incluem crianças de 6 meses a menos de 5 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto, população indígena, idosos a partir dos 60 anos, portadores de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Durante a campanha serão oferecidas as vacinas Influenza Trivalente, que protege contra Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B (sazonal), pneumococo 23 valente para proteger pessoas institucionalizadas e acamadas contra doenças invasivas, e Hepatite B, para intensificação na faixa etária até 49 anos. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.
A campanha contra a gripe segue até o dia 22 de maio. A campanha do sarampo será por tempo indeterminado até Fortaleza atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Sarampo
O público-alvo da vacina contra o sarampo são as crianças de 6 meses a menores de 5 anos com esquema de vacinação incompleto e a população na faixa etária de 5 a 29 anos que ainda não se vacinou. Em Fortaleza foram vacinadas aproximadamente 860 mil pessoas, o que corresponde a 77% da meta de 1.125 milhão de pessoas.
A vacinação complementar contra o sarampo no dia de mobilização nacional da vacinação contra a influenza faz parte da mobilização convocada pelo governador Camilo Santana e pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, para a interrupção do surto e erradicação da doença no Estado. O surto do sarampo no Ceará, que chegou a atingir 34 municípios, inicia o mês de maio restrito a cinco municípios – Fortaleza, Caucaia, Horizonte, Trairi e Itaitinga. Em abril foi confirmado até o momento um único caso, ocorrido no dia 4, em Fortaleza. O surto é considerado encerrado após 90 dias da ocorrência do último caso confirmado

Nenhum comentário: