sábado, 13 de junho de 2015

SEIS CEOs DO CEARÁ ESTÃO ENTRE OS QUINZE MAIS BEM AVALIADOS DO PAÍS

O Ceará é o estado com o maior número de Centros de Especialidades Odontológicas do tipo III certificados com “desempenho muito acima da média” no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ-CEO), do Ministério da Saúde. Em todo o país somente 15 CEOs tipo III conquistaram a melhor avaliação de desempenho, seis deles no Ceará. Com a certificação, publicada no Diário Oficial da União, edição do dia 3 de junho, os CEOs regionais em Acaraú, Baturité, Brejo Santo, Russas, Sobral e Ubajara passam a receber integralmente o incentivo de R$ 19.250,00 mensais, referentes ao PMAQ-CEO. Outros seis CEOs regionais em Camocim, Caucaia, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte e São Gonçalo do Amarante foram certificados com “desempenho acima da média” e passam a receber 60% do incentivo, o equivalente a R$ 11.550,00. Ao todo, foram certificados no Ceará 72 CEOs, sendo 17 regionais construídos pelo governo do Estado e 55 municipais, de um total de 76 com adesão ao PMAQ-CEO

GOVERNO GOZAGA MOTA NO CEARÁ: O "CAUSO" DOS OVOS


Em 1984, governava o Estado do Ceará, era o quinto ano consecutivo de seca. Dividia-me entre as significativas tarefas administrativas e assistenciais, bem como ao projeto de redemocratização do Brasil. Período difícil. Além da retaliação executada por pessoas do Governo Federal, a natureza não ajudou. No entanto, tenho a consciência tranquila do dever cumprido com seriedade. Reduzimos a fome no sertão do Ceará e ocorreu a democracia. Minha mulher, Mirian, foi de uma dedicação extrema aos sertanejos. Criou a “Missão Asa Branca” e trabalhando com voluntários, com a ajuda das Forças Armadas, da Polícia Militar do Ceará, dos empresários, dos profissionais liberais, etc, apoiaram de forma significativa as populações carentes. Certa vez a “Missão” recebeu um caminhão carregado de ovos. Enviamos para o querido município de Jaguaruana, onde a fome era grande, a pedido do dinâmico prefeito Manezinho. Por sua vez, nas eleições de 1990, candidatei-me à Câmara Federal. Durante a campanha cheguei ao município de Jaguaruana e fui recebido pelos correligionários com uma imensa passeata na avenida principal. Em determinado momento uma senhora segurando pela mão uma criança se aproximou de mim e falou: “graças aos seus ovos esta menina esta viva”.  Disse-lhe: por favor, senhora não me comprometa. Todos riram, chorei e  beijei carinhosamente a criança. A passeata seguiu até o palanque principal. Como é bonita a ingenuidade! É tão bela quanto o amor. A vida é assim.
 
Gonzaga Mota - professor, escritor, ex-governador do Ceará.
(Extraído do Blog do Macário Batista)

TRAGÉDIA: TRÊS CRIANÇAS MORREM AFOGADAS NA CIDADE DE MORRINHOS-CE.

A tragédia aconteceu na tarde desta sexta-feira (12) na cidade de Morrinhos! Quatro crianças se deslocavam para a escola, quando no percurso resolveram tomar banho em um açude. A primeira criança entrou no açude e quando estava se afogando a segunda tentou salvá-la, mas também se afogou, a terceira criança tentou salvar a segunda, mas não conseguiu. As três crianças (mulheres) morreram afogadas. A quarta criança correu para pedir ajuda, mas quando os populares chegaram no local, as crianças estavam mortas.

Últimas notícias: Ceará regista quase cinco mil novos casos de dengue

Três novas mortes foram confirmadas em uma semana
O número é alarmante. Em apenas uma semana A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), registrou 4.996 novos casos da doença. Em 2015 já foram 19.453 casos confirmados. Em apenas uma semana o número aumentou em 34% de pessoas com a doença. Já os casos suspeitos subiram de 47.151 para 56.028. Os novos casos de morte foram confirmados em Fortaleza (2) e em Missão Velha (1).

Os municípios que mais apresentaram índices da doença foram Barro e Umirim.Outros municípios também registram grande quantidade de casos registrados da doença, são eles: Alcântaras, Aquiraz, Arneiroz, Barbalha, Brejo Santo, Capistrano, Catarina, Coreaú, Eusébio, Fortaleza, Hidrolândia, Horizonte, Ipu, Itaitinga, Jardim, Jucás, Mauriti, Mucambo, Ocara, Pacoti, Pentecoste, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Porteiras, Reriutaba, São Gonçalo do Amarante, Tauá, Trairi e Varjota.

Via Cnews