quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

CEARÁ: Bica do Ipu volta a jorrar e encanta moradores e turistas


"Véu de Noiva" cai de uma altura de 130 metros do Riacho Ipuçaba.
 
Bica do Ipu voltou a jorrar

Depois de anos seca, a Bica do Ipu voltou a jorrar água no paredão rochoso da Serra da Ibiapaba, no Ceará. Chamada de Véu de Noiva, a Bica do Ipu é uma queda d'água de 130 metros de altura do Riacho Ipuçaba, que despenca da Serra da Ibiapaba, no município cearense de Ipu.
 
 Segundo a Funceme, as chuvas que banharam o município dos últimos dias foram responsáveis pela retorno da queda d'água, ainda que as precipitações no município tenham ficado abaixo da média histórica. Até esta quinta-feira (21), a chuva acumulada no mês de janeiro em Ipu foi de 72,2 milímetros, cerca de 35% abaixo da média histórica de 111 milímetros. Nas últimas 24 horas, a chuva na cidade é de 31 milímetros.

Para a moradora da região Tatiana Soares, a queda de água possibilita um espetáculo da natureza para moradores e turistas.

Em Tupi, língua indígena, Ipu significa água que cai do alto, expressão que deu nome ao município. A Bica do Ipu é contemplada nas páginas do romancista cearense José de Alencar, que relata os banhos de Iracema, a "virgem dos lábios de mel", em suas águas.

Chuvas no Ceará
Choveu em 146 dos 184 municípios do Ceará até o início da tarde desta quinta-feira (21), segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A chuva de maior intensidade ocorreu no município de Crateús, no sertão cearense, de 166 milímetros. Na capital, a chuva foi de 95 milímetros.

Segundo a Funceme, a chuva foi intensa também nos municípios de Amontada (155mm), Trairi (150mm), Granja (116,7mm), Arneiroz (112,3mm), Barroquinha (112mm), Ipaporanga (110mm) e Senador Sá (110mm). Segundo a Funceme, a previsão para esta sexta-feira (22) e de nebulosidade variável com chuva em todas as regiões cearenses no decorrer do dia.

Nenhum comentário: