quarta-feira, 20 de maio de 2015

Chefe de grupo criminoso é preso em Sobral


Um homem que já responde por 11 crimes e é apontado pela Polícia como chefe de uma organização criminosa que atua em Sobral (a 240Km de Fortaleza) há cerca de três décadas, foi preso na tarde da última sexta-feira, durante uma operação da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), em parceria com a Delegacia Regional de Sobral. As informações sobre a prisão de Erandir Batista Ferreira, o 'Careca', 38, foram divulgadas ontem.

Segundo a Polícia, era o chefe do bando conhecido na região como os 'Irmãos Coragem'. Ele foi capturado na casa dele, bairro Sumaré. Lá, foram encontradas drogas e uma arma de fogo.

De acordo com o titular da DRF, delegado Raphael Vilarinho, existem indicativos da participação de 'Careca' no tráfico de drogas, homicídios, roubos de gado em fazendas e também de dar apoio logístico a assaltantes de banco de outros Estados.

"São muitos os delitos que ele já se envolveu. É o chefe do tráfico de Sobral e de cidades vizinhas, como Groaíras e Coreaú. Financiou diversos assaltos a banco aqui no Estado. Embora não participasse diretamente dos ataques, ele recebia criminosos de outros Estados e ajudava na fuga deles. É um bandido altamente perigoso e já fez muito mal na região em que vive", disse Raphael Vilarinho.

Homicídios

Conforme o delegado, 'Careca' ordenou muitos homicídios de integrantes da quadrilha rival. "Existe uma guerra antiga em Sobral entre os 'Irmãos Coragem' e os 'Irmãos Metralha'. Muitos homicídios que ocorreram em decorrência desta briga foram ordenados por ele". O titular da DRF revelou, ainda, que o homem possui três fazendas que servem para lavagem de dinheiro ilícito. "Ele compra cavalos caros e 'se disfarça' de criador para justificar a quantidade de dinheiro que movimenta. A verdade é que os cavalos e as fazendas servem apenas como desculpa, porque ele ganha dinheiro mesmo é com o tráfico".

Raphael Vilarinho disse que o bando comandado por Ferreira conta com cerca de 30 criminosos, mas 15 deles estão sendo monitorados e devem ser presos nos próximo dias. "A captura deles é apenas questão de tempo", afirmou o titular da DRF.

Na casa onde 'Careca' foi preso, a Polícia encontrou cocaína, crack e um revólver calibre 38 enterrados no quintal. Ferreira já respondeu a processos por furto, associação criminosa, roubo, lesão corporal e ameaça. Desta vez foi autuado por tráfico, associação para o tráfico, associação criminosa e porte ilegal de arma.
 
Fonte: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário: