sexta-feira, 6 de março de 2015

Jericoacoara está nas mãos de Italianos e Franceses

Italianos e Franceses
Elenildo Silva é representante da associação dos moradores de Jericoacoara. Além de trabalhar em uma pousada na vila, ele também tem acesso direto aos problemas que envolvem o ponto turístico. O repórter Victor Hannover conversou com Elenildo Silva. Ele revelou que a área do Serrote, onde o corpo da Italiana Gaia Molinari foi encontrado, não tem nenhum tipo de fiscalização policial e afirmou também que a polícia está combatendo o tráfico de drogas em Jericoacoara. Mais de dez traficantes foram presos nos últimos dias. Acompanhe.
Victor Hannover - Elenildo, que são os investidores em Jericoacoara ?
Elenildo Silva - Victor, Jericoacoara hoje eu posso dizer que está nas mãos dos Italianos. Eles são donos de um hotel cinco estrelas aqui na vila e de oitenta por cento dos investimentos. Além dos Italianos, os Franceses também tem uma grande fatia no mercado. Agora mesmo, um grupo Italiano comprou mais de vinte lotes aqui em Jericoacoara e eu soube que o investimento será pesado.
Italianos e Franceses
Victor Hannover - Elenildo, o caso envolvendo o assassinato da Italiana Gaia Molinari teve repercussão mundial. Depois de mais de dois meses do crime, houve algum reflexo negativo para o turismo na região ?
Elenildo Silva - Victor, o crime envolvendo a turista Italiana foi um episódio raro. Não é comum assassinato em Jericoacoara. Pode observar nas estatísticas, eu trabalho com turismo aqui faz mais de dez anos e nunca ouvi falar em assassinato de turista. O que acontece aqui é o que existe em todo lugar. Furtos e assaltos são raros. E com relação à ocupação de hotéis e pousadas, temos garantidos daqui até a semana santa oitenta por cento de ocupação.
Victor Hannover - Elenildo, havia muita reclamação com relação ao policiamento precário em Jericoacoara. E hoje como está a situação ?
Elenildo Silva - Victor, o que acontece é que o efetivo policial é pequeno em Jericoacoara. E a polícia chega naquele carrão com ar condicionado e fica em um ponto de observação. Qual o problema ? O carro não tem acessos às pequenas vilas. Então acontecem pequenos delitos e a polícia não está presente. O que tem que acontecer é policiamento a pé. Só assim a situação poderia melhorar. A fiscalização poderia ser mais rígida.
Victor Hannover - Elenildo, Jericoacoara tem uma área de preservação ambiental, que inclui Tatajuba, Serrote e toda a extensão da praia do Preá. Como está o policiamento nessa área ? Foi exatamente no Serrote que o corpo da turista Gaia Molinari foi encontrado.
Elenildo Silva - Victor, infelizmente toda esta área está sem fiscalização.
Victor Hannover - Mas Elenildo a presença da polícia aumentou, segundo colhi informaçoes. Que tipo de trabalho estes policiais estão realizando ?
Elenildo Silva - Victor, desde quando a Italiana Gaia Molinari foi encontrada morta, no Serrote, que a polícia trabalha no caso. E o que aconteceu foi que eles aproveitaram para combater o tráfico de drogas. Prenderam gente grande aqui. Mais de dez traficantes foram presos. Gente que agia aqui sem ser incomodado.
Victor Hannover - Mas Elenildo a grande mídia não noticiou a prisão de grandes traficantes de drogas em Jericoacoara.
Elenildo Silva - Victor, os pequenos sites, aqui da região noticiaram tudo. Talvez o trabalho da polícia tenha sido silencioso para a imprensa de Fortaleza, mas aqui em Jericoacoara a ação ainda não terminou. Eles continuam aqui investigando o caso da Gaia Molinari e combatendo outros crimes. Neste caso é a policia civil.

Nenhum comentário: