quinta-feira, 12 de março de 2015

222 comunidades rurais cearenses receberão dessalinizadores


  • PDF
A ordem de serviço para o início das obras será assinada na próxima quinta-feira (19), pelo governador Camilo Santana. Serão investidos R$ 44 milhões com recursos do Governo Federal e contrapartida do Tesouro Estadual.
Cerca de 80 mil cearenses que integram as chamadas "populações difusas", pequenas comunidades situadas nas áreas rurais mais remotas dos municípios, serão beneficiadas com os recursos do Programa Água Doce (PAD). Mais de 220 comunidades rurais de 45 municípios cearenses receberão equipamentos para dessalinização de água de poços artesianos, ou seja, equipamentos que irão tornar a água potável e apropriada ao consumo humano.
"As comunidades atendidas são justamente aquelas mais vulneráveis, com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) menor, em municípios do sertão com baixas pluviosidades. Esses equipamentos (dessalinizadores) se somam a outras iniciativas como as cisternas, pequenos açudes, barragens subterrâneas que têm sido implementadas para oferecer ao sertanejo de água de qualidade", explicou o secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira.
O Programa
O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. Visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do semi-árido.
Com informações da Assessoria de Imprensa da SRH

Nenhum comentário: