sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Presidente da Fetraece retorna ao Brasil após representar o país em encontro mundial da agricultura familiar



 
 
O encontro mundial foi em alusão ao Ano Internacional da Agricultura Familiar.


O presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado do Ceará (Fetraece), Luiz Carlos Ribeiro, representou o Brasil no Conselho de Governadores do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), em Roma, na Itália, entre os dias 16 e 21 de fevereiro. O encontro mundial foi em alusão ao Ano Internacional da Agricultura Familiar.


Com o objetivo de discutir ações e trocar experiências sobre a realidade dos agricultores e agricultoras familiares, o FIDA reuniu representantes de 120 países. No dia 18, Luiz Carlos Ribeiro apresentou um painel sobre os trabalhos desenvolvidos no Brasil para o setor. Entre os resultados positivos, destacou os avanços com o Projeto Dom Helder Camara; as políticas públicas direcionadas para o agricultor familiar e as tecnologias sociais de produção, como mandalas, cisternas de placas, quintais produtivos, barragens subterrâneas e outras.


Para o Presidente, mostrar a realidade brasileira para o mundo e ao mesmo tempo conhecer um pouco mais dos trabalhos desenvolvidos em outros países, é um grande passo no fortalecimento da agricultura familiar no âmbito mundial. “Agora é repassar os conhecimentos adquiridos”, finalizou Luiz Carlos.


O presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, Kanayo Nwanze, afirmou ser irônico que as populações rurais no mundo lutem para sobrevivência, sendo que as populações urbanas precisam da rural para viver.


De acordo com o Censo Agropecuário de 2006 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos de chegam à mesa dos brasileiros.

Nenhum comentário: