quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Fetraece capacita 320 agricultores (as).


Image-0-Artigo-1549897-1
As cisternas construídas servirão para os canteiros instalados ao redor
FOTO: ALEX PIMENTEL
Cursos são destinados a pequenos produtores rurais de Santa Quitéria, Nova Russas e Hidrolândia

Santa Quitéria. Famílias receberão cursos de pedreiro, quintal produtivo e irrigação como parte do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). O programa foi criado pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) e executado pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece). Serão 320 famílias beneficiadas nos Municípios de Santa Quitéria, Nova Russas e Hidrolândia.
A seleção e cadastro para receber as tecnologias de convívio com o semiárido foram realizadas nos entre os dias 10 e 15 deste mês. As famílias selecionadas e cadastradas já passaram por capacitação em Gestão de Água para Produção de Alimentos (GAPA).
Segundo a Assessora de Projetos Celina Garcia, esse curso capacita a família em técnicas de produção de alimentos com projetos semelhantes a quintais criativos, gerando assim mais uma opção de fonte de renda.
"As cisternas construídas servirão para a água de produção. Ao redor delas, serão criados canteiros que servirão como uma espécie de quintal produtivo e os agricultores poderão ter aí uma seguridade alimentar além da opção econômica, com o escoamento de produção". No dia 10 de março, será iniciada a escavação para construção dos reservatórios e também o treinamento dos pedreiros da própria comunidade. A contratação e preparação da mão de obra local possibilitam o incentivo à economia.
Nas três cidades, o programa é desenvolvido com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No total, serão implementadas 320 tecnologias que facilitarão a produção de alimentos e criação de pequenos animais. "As 320 tecnologias serão dividas em quatro tipos de Tecnologias Sociais de Segunda Água: cisternas-calçadão, cisternas enxurradas, barreiro-trincheiras e barragem subterrâneas", enumerou Celina.
Seleção
Em Nova Russas, as famílias que serão atendidas já foram selecionadas, cadastradas e no dia 25 de fevereiro passaram pela preparação de GAPA. Em Hidrolândia, a primeira etapa que corresponde à seleção e cadastramento dos agricultores e agricultoras, será finalizada no início de março.
Santa Quitéria vai receber 119 tecnologias, sendo 54 cisternas-calçadão, 54 cisternas-enxurradas e 11 barreiros-trincheira. Já Nova Russas, será contemplada com 45 cisternas-calçadão, 45 cisternas-enxurradas, 10 barreiros-trincheira e uma barragem subterrânea. Hidrolândia será beneficiada com 45 cisternas-calçadão, 45 cisternas-enxurrada e 10 barreiros-trincheira. Cada tipo de tecnologia beneficia uma família. Celina explica que o P1+2 possibilita aos agricultores e agricultoras conseguir autonomia e conviver de forma sustentável com o semiárido brasileiro. "A segunda água é usada para agricultura ou consumo para os animais".
O Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) é uma das ações do Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido da ASA. O objetivo do programa é fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no semiárido e promover a segurança alimentar e nutricional e a geração de emprego e renda às famílias agricultoras, através do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para produção de alimentos.
O 1 significa terra para produção. O 2 corresponde a dois tipos de água - a potável, para consumo humano, e água para produção de alimentos. As famílias atendidas pelo P1+2 são selecionadas a partir da possibilidade de acesso à água para consumo humano, mulheres chefes de família; famílias com crianças de 0 a 6 anos de idade; crianças e adolescentes frequentando a escola; adultos com idade igual ou superior a 65 anos e Portadores de necessidades especiais.
Mais informações:

Fetraece
Avenida Visconde do Rio Branco, 2198
Joaquim Távora - Fortaleza
Telefone: (85) 32315887

Nenhum comentário: