sexta-feira, 13 de abril de 2012

Estiagem: Agricultores do Ceará estão mobilizados para exigir providências das prefeituras



 A Fetraece realizará uma reunião no próximo dia 18 de abril para avaliar o cenário da seca no Estado e definir estratégias






os Trabalhadores e Trabalhadoras querem que as Prefeituras deceretem estado de emergência.




Os trabalhadores rurais estão se mobilizando em todo o Ceará exigindo que as prefeituras decretem estado de emergência por conta da seca. No próximo dia 18 de abril, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Fetraece) realizará uma reunião da direção ampliada para avaliar o cenário. Até lá, serão feitos levantamentos em cada município para mea quantidade de chuva, a área plantada e a situação da germinação das sementes, entre outros fatores.

Nesta sexta-feira (13/04), representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) irão se reunir em Brasília com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para informar como está a situação nas regiões Nordeste e Sul. Na pauta enviada à Contag pela Fetraece, estão pontos como a antecipação do Programa Garantia Safra (PGF) 2011/2012 para o mês de julho deste ano e a disponibilização de cestas básicas para as regiões atingidas.

De acordo com dados do MDA, apenas 23,8% do PGF foi pago para agricultores cearenses: de R$ 4.895.632,80 previstos, apenas R$ 1.164.949,40 foram recebidos. O Estado é o que tem mais municípios participantes do programa, com 239.982 safristas.

Por conta dessa situação, trabalhadores e trabalhadoras estão mobilizados no Interior para exigir que as prefeituras decretem estado de emergência. Com o decreto, os municípios podem receber auxílios como carros-pipa e parte do PGF.

De acordo com o secretário de Políticas Agrícolas da Fetraece, Luiz Carlos Ribeiro de Lima, a grande maioria dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Interior está negociando com o poder público, a exemplo de Pedra Branca, Ibicuitinga e Independência. Em outros casos, como em Quixeramobim e Madalena, prefeituras já foram ocupadas por manifestantes. “O nosso diagnóstico dessa situação será feito no dia 18 (de abril)”, adiantou Luiz Carlos.

Postado por Vagner Rocha-Massapê em Alerta.

Nenhum comentário: